domingo, 17 de março de 2013

SIRÉ OBÁ EM SÃO PAULO


SIRÉ OBÁ - A FESTA DO REI

A Festa do Rei realiza 04 apresentações em São Paulo, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet,
após SP, o espetáculo segue para Curitiba
 para participar da Mostra Baiana do Festival de Teatro de Curitiba.



O espetáculo Siré Obá, a Festa do Rei, é convidado do projeto Nova Dramaturgia de Melanina Acentuada,  e ser apresenta em São Paulo, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, de 28 a 31 de março de 2013.

Idealizada pelo dramartugo baiano Aldri Assunção, a Mostra Nova Dramaturgia da MelaninaAcentuada leva ao Teatro de Arena textos e montagens de autores negros contemporâneos. A programação do evento também inclui leituras dramáticas e palestras sobre o tema, sempre com um convidado.

A diretora Fernanda Julia realiza a palestra O Estereótipo do Personagem Negro na Dramaturgia Brasileira, no Teatro de Arena, em 27/03, 19h.

O GRUPO

O NATA - Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas inspira-se nos orikis (poesia em exaltação aos orixás) e usa teatro, dança afro e música para mostrar a beleza e a filosofia do culto às divindades africanas, tendo como objetivo desmitificar preconceitos e combater a intolerância religiosa. Unindo religião e arte, a peça segue a sequência das músicas cantadas e tocadas para os orixás nos rituais do candomblé, celebrando, junto com espectador, os feitos dessas divindades.

Desde a sua primeira temporada em 2009, Siré Obá recebeu três indicações ao Prêmio Braskem de Teatro: Melhor Espetáculo, Revelação (para a então estreante diretora Fernanda Júlia) e Especial (pela direção musical de Jarbas Biittencourt), categoria da qual saiu vencedor.

O Nata – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro - foi fundado em 1998, na cidade de Alagoinhas (Bahia), e vem realizando espetáculos e atividades culturais que discutem, divulgam e valorizam a cultura afrodescendente. Seus projetos possuem como eixo norteador a história, cultura e religiosidade afro-brasileira e têm como objetivo a desmitificação de preconceitos que povoam histórica e culturalmente o imaginário coletivo da sociedade, resultado de um processo de colonização e racismo. A direção artística do NATA é de Fernanda Júlia Barbosa, graduada em Direção pela Escola de Teatro da Ufba, pesquisadora da cultura afro-brasileira com foco no candomblé. Entre os espetáculos do Nata destacam-se: Senzalas, A Eleição, Ogum - Deus e Homem, e Pavio Curto.  

A produtora responsável é Susan Kalik, da Kalik Produções Artísticas.



SERVIÇO

SIRÉ OBÁ - A FESTA DO REI
De 28 a 31 de março, 20h
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Doutor Teodoro Baima, 94 - República - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3256 9463
Ingresso: R$ 20,00


mais informações: http://www.melaninaacentuada.com.br/











Nenhum comentário:

Postar um comentário