terça-feira, 16 de outubro de 2012



Siré Obá realizou 02  apresentações no FIAC 2012.
Casa cheia na Arena do SESC Pelourinho 
e no Centro Cultural Alagados.




O público compareceu e celebrou com as apresentações de Siré Obá, a Festa do Rei, nos dias 6 e 7 de outubro, pelo FIAC - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia.


As apresentações aconteceram na Arena do SESC Pelourinho e no Centro Cultural Alagados. Através do teatro, música, poesia e dança afro, o espetáculo dirigido por Fernanda Júlia, remonta uma celebração do candomblé e pretende mostrar a beleza e a filosofia do culto aos Orixás, desmitificando preconceitos e combatendo a intolerância religiosa. Nesse espetáculo-festa os espectadores são convidados a celebrar a grandeza e feitos das divindades africanas que compõem o universo Yorubá.


Baseados na pesquisa cênica de “ativação do movimento ancestral”, o espetáculo foi construído através do teatro físico-ritual e homenageia essas divindades e todas as Comunidades de Santo que mantiveram viva essa herança.



Outra grata surpresa foi a participação de jovens do projeto Mediação Cultural do FIAC,  é uma ação artística e educacional, que dá oportunidade aos educandos e educadores de escolas públicas, ONG e comunidades populares não apenas de assistir aos espetáculos, mas também participar de um conjunto de atividades formativas realizadas antes, durante e depois das apresentações.


No Centro Cultural Alagados, a alegria foi ver a participação de muitas crianças na platéia. Elas cantaram e se encantaram com o espetáculo. Em Março do próximo ano, o NATA começa a ensaiar seu novo projeto EREMIM, um espetáculo infanto-juvenil que falará com as crianças sobre africanidade e ancestralidade.


Obrigada ao público que nos prestigiou. Obrigada ao FIAC.












Nenhum comentário:

Postar um comentário