O espetáculo Siré Obá, a Festa do Rei é convidado da
Mostra Baiana do Festival de Teatro de Curitiba.
A Nata (Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas) se apresenta no Festival de Curitiba com a peça “Siré Obá – A Festa do Rei”. Escolhida pela curadoria do ator Wagner Moura e da produtora Vadinha Moura, a peça faz parte da Mostra Baiana que se apresenta no Fringe nos dias 3 e 4 de Abril no Teatro José Maria Santos. O Núcleo também promove o bate papo “Nata Eniá Egbe – A ancestralidade da cena”, no dia 2 de Abril no Sesc Paço da Liberdade.
A iniciativa da Mostra Baiana integra o Programa de Difusão do Teatro da Bahia e é realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo promover a recente produção teatral baiana. Estimulando o intercâmbio e apresentando um panorama deste cenário com encenações de qualidade técnica e artística.
A apresentação é baseada no universo yorubá e fala sobre o conjunto de Orixás da nação Ketu cultuadas no Brasil. Para homenagear essas divindades, é encenado um espetáculo festa com uma dramaturgia lírica. “É um espetáculo – celebração. No Candomblé, os Orixás são reverenciados de várias formas, então nos inspiramos nesta celebração do candomblé e montamos um espetáculo que festeja a ancestralidade afro-brasileira com muita música, poesia e dança. O espectador é convidado a dançar conosco, a celebrar e homenagear os Orixás cantando, dançando e se emocionando com a beleza das divindades” explica a diretora Fernanda Júlia.
O Candomblé é o foco central de “Siré Obá – A Festa do Rei”, pois é o principal elemento da herança africana no Brasil. A intenção da celebração nos palcos é mostrar à sociedade a rica herança cultural da descendência africana no país e possibilitar a reflexão do seu valor. O tema é recorrente nas montagens da Nata, fundado em 1998 na cidade de Alagoinhas (Bahia), e que vem realizando também atividades culturais que discutem o tema.
Ficha técnica:
Fernanda Júlia (texto e direção), Thiago Romero (texto, co-direção, cenário, figurino, maquiagem, músico e programador visual). Daniel Arcades, Fabíola Júlia, Marcelo Oliveira, Nando Zâmbia e Yalorixá Roselina Barbosa (elenco). Cosme Lucian, Sanara Rocha e Spike (músicos). Nando Zâmbia (iluminação). Jarbas Bittencourt (direção musical). Jandira Barreto (assistente de direção e musical). Marcelo jardim (preparação vocal). Marilza Oliveira (preparação corporal e orientação coreográfica). Kalik Produções Artísticas (produção)
Serviço:
Data e hora: 03/04/2013 às 21h e 04/04/2013 às 18h e 21h
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655)
Telefone: 3322 7150
Ingressos: R$20,00
Bate papo “Nata Eniá Egbé – a ancestralidade na cena”
Ministrante: Fernanda Júlia (diretora), Tiago Romero (diretor de arte) e Marcelo Oliveira (ator)
Carga horária: 4h
Custo: Gratuito
Vagas: lotação do espaço